Será que o Bitcoin tem futuro?

Por Rodrigo Souza

Algumas pessoas tendem a analisar o Bitcoin apenas pelo preço, como se ele fosse o fator mais importante. A realidade é que o preço do Bitcoin depende de vários fatores, mas fundamentalmente depende de sua utilidade. E como podemos medir a utilidade do Bitcoin?

Para entender a utilidade do Bitcoin de uma forma simples, vamos fazer uma analogia aqui com o sistema de telefonia.

Quanto valeria você ter um celular se apenas uma outra pessoa do mundo também tivesse? Provavelmente nada, uma vez que você só poderia utilizar o celular com essa outra pessoa. Se um grupo de pessoas passa a ter, o celular se torna valioso para essas pessoas, caso elas tenham a necessidade de se comunicar rapidamente. Mas a realidade é que todas as pessoas têm a necessidade de se comunicar rapidamente. Portanto, se todas tiverem telefone celular, a rede de telefonia celular se torna extremamente valiosa.

Da mesma forma é a moeda. Ela só é útil se todos a aceitam. Acontece que nós já temos uma moeda, o real, porém o real só é aceito no Brasil. O dólar, por exemplo, é muito mais valioso pelo fato de ele ser aceito mundialmente. Então, para alguém que importa ou exporta, o dólar terá muito mais valor do que para alguém que somente utiliza uma moeda para compras no supermercado.

Já o Bitcoin está em fase de adoção, e à medida que as pessoas o adotam ele ganha valor, pelo simples fato de que ele ganha mais possibilidades de uso que só virão se tivermos mais pessoas o utilizando. Ou seja, quanto maior a rede de usuários, mais utilidades vão sendo encontradas, e, consequentemente, maior o valor da rede. E o valor do Bitcoin vai se refletir diretamente no seu preço.

Existem áreas em que o Bitcoin é extremamente mais eficiente do que o dólar, o real ou qualquer outra moeda estatal. Principalmente na internet. O Bitcoin é definitivamente o dinheiro da internet; não existe competidor à altura, ainda mais se estivermos falando de meios irreversíveis de pagamento.

Desde que eu entrei no mercado de bitcoins, a única coisa que eu vi foi o preço variando loucamente de acordo com as perspectivas de adoção, onde os traders tentam antecipar a adoção do ativo. Ao mesmo tempo, vejo constantemente o número da base de usuários e pessoas que possuem bitcoin crescendo de forma contínua. Isso pode se refletir tanto no número de usuários das exchanges, ativos e inativos, quanto no número de carteiras com fundos e no número de transações diárias. Enfim, o que eu percebo é um crescimento do uso e da utilidade.

Os dois gráficos abaixo abrangem o período entre janeiro de 2009, data de início do Bitcoin, e hoje, março de 2016:

Transacoes diarias

Número de transações diárias com bitcoin

minha carteira

Número de utilizadores do serviço Minha Carteira no Blockchain.info

Há 2 anos, seria impossível realizar transferências internacionais de empresas utilizando Bitcoin, justamente pela falta de adoção e número de participantes. Hoje em dia já é possível, e está acontecendo. Isso significa que a utilidade do Bitcoin definitivamente aumentou, e com isso aumentou o seu valor, o que trouxe mais estabilidade à moeda – estabilidade essa que também contribui para o aumento da utilidade do próprio Bitcoin.

Para os Bithaters que acreditam que o Bitcoin não tem futuro, sinto informar-lhes: não existe como parar o Bitcoin, nem como retardá-lo, pois à medida que a sua adoção cresce, a utilidade aumenta, e não existe nenhuma razão para as pessoas pararem de utilizar algo que torna a vida delas mais fácil. Por que diabos alguém que manda remessas com Bitcoin vai parar de usá-lo e voltar ao método convencional, caro e demorado?

Anúncios

2 comentários sobre “Será que o Bitcoin tem futuro?

    • Prezado José,

      O Bitcoin não tem lastro em nenhuma commodity. No entanto, a tecnologia por trás do Bitcoin foi pensada para impor os mesmos limites que uma moeda 100% lastreada em ouro possui.

      É um experimento totalmente novo na história: uma moeda sem lastro cuja tecnologia de programação foi projetada para somente funcionar de forma análoga a uma moeda lastreada.

      Em breve pretendemos publicar mais artigos sobre os aspectos técnicos por trás do Bitcoin.

      Acompanhe o blog pela nossa fanpage no Facebook ou pelo nosso Twitter para acompanhar as publicações!

      Um abraço!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s