Ouro: Não apenas uma commodity, um porto seguro em tempos de incerteza

Por Dickson Buchanan

Especialistas da mídia tradicional, economistas e jornalistas adoram tratar o ouro como “apenas mais uma commodity”. Eles o colocam na mesma categoria que o petróleo, o cobre, o trigo, o gás natural e outras coisas que saem do solo. Mas é um erro: o desempenho recente do preço do ouro mostra que ele não é nada disso. O ouro é um ativo para se ter como um porto-seguro em tempos de dificuldades financeiras e incerteza econômica.

Desde o início de 2016, o mercado demonstrou que o ouro é um ativo único que deve ser considerado de forma diferente das outras commodities. Este gráfico compara o preço do ouro com os principais índices domésticos nos EUA desde o início do ano.

Dickson1

Independentemente do que você considera que está por trás da queda dos preços das bolsas, sejam rumores no sistema bancário europeu, queda das bolsas chinesas e saídas de capital significativas desse país, ou a arrepiante percepção que Janet Yellen e outros bancos centrais não podem efetivamente gerenciar a economia, o quadro final é claro. Em tempos de dificuldades financeiras, o capital flui em direção ao ouro.

E quanto a outras commodities? Acontece a mesma coisa com o petróleo ou a pecuária em tempos de incerteza financeira e risco elevado? Afinal, eles também são hard assets¹ e não um mero papel representando um ativo. Não deveriam eles se comportar da mesma maneira que o ouro?

Dickson2

O gráfico acima mostra a performance do preço do ouro em relação a cobre, petróleo, gás natural e gado. O meio do ano passado serve como o ponto médio no gráfico. Naquela época, os preços dessas commodities começaram uma forte tendência de baixa – exceto o ouro. O petróleo liderou a queda com um declínio de tirar o fôlego, 60%. Apenas recentemente essa queda mostrou sinais de arrefecimento. Mas o estrago já havia sido feito para as empresas que contavam com um preço mais elevado no longo prazo.

Embora mais gradual, o desempenho do cobre parece igualmente sofrível.

O ouro, no entanto, representado pela linha vermelha, mostrou-se resiliente, e recentemente iniciou uma ascensão no preço, partindo de $ 1060 para $ 1250 a onça. Isso representa um movimento de 17% em menos de dois meses.

Há uma diferença óbvia entre o ouro e as outras commodities, e a magnitude da diferença é notável. O gráfico a seguir põe isto em perspectiva.

Dickson3

Não há uma única commodity listada acima que tenha obtido uma performance comparável com a do ouro durante o ano passado.

A diferença entre o ouro e essas outras commodities deveria ser óbvia. O ouro historicamente atrai fluxos de capital de maneiras que essas outras commodities não o fazem. Isto é especialmente verdade em tempos de incerteza financeira, aumento da percepção de risco e temores globais de entrarmos em um período prolongado de recessão econômica ou depressão.

Muitos investidores agrupam num mesmo lugar os ativos tangíveis pensando que todos eles se comportam da mesma forma na maioria dos cenários. Isso geralmente significa que ouro e petróleo são colocados na mesma categoria.

Não deveria ser assim, por diversas razões. Em primeiro lugar, o petróleo apresenta alguns problemas de armazenamento graves comparado ao ouro. Em segundo lugar, o preço do petróleo é muito sensível a possíveis mudanças na oferta acima do solo, que é bastante limitada. Isso não é o caso com o ouro, que possui uma oferta estável acima do solo a qual flui para quem quer que o deseje mais.

Finalmente, o dramático declínio do preço do petróleo em comparação à resiliência e força do ouro deve mostrar, uma vez por todas, que o ouro tem propriedades únicas que o tornam superior ao petróleo e outros ativos em determinados cenários econômicos.

Em tempos de incerteza financeira, as pessoas não compram uma ampla cesta de commodities. Elas compram ouro. É o refúgio mais seguro em um mundo onde os ativos financeiros apresentam cada vez mais riscos.

¹Hard assets são investimentos com valor intrínseco (ex: petróleo, gás natural, ouro, prata, terra, diamantes, imóveis comerciais).
Artigo originalmente publicado em schifforo.com
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s