É oficial: O Bitcoin foi a moeda com a melhor performance em 2015

A moeda com melhor desempenho

Para a maioria dos investidores, a história mais importante de 2015 era a expectativa e o eventual aumento da taxa de juros americana, que sinalizaria o início de uma política de aperto monetário nos Estados Unidos. Tal política, divergente às de outros banco centrais, se traduziria como uma força e um impulso consideráveis para o dólar norte-americano.

Utilizando o valor de referência do Dollar Index, uma comparação com uma cesta composta pelas principais moedas, o dólar americano ganhou 8,3% ao longo do ano.

Apesar dessa força, a moeda de melhor desempenho em 2015 não foi o dólar. Na verdade, a moeda top de 2015 é provável de ser considerada a coisa mais distante dele.

O Bitcoin, a criptomoeda digital e descentralizada, protagonizou um ressurgimento ao final de 2015 e ultrapassou o dólar pelo expressivo percentual de 35%.

O Bitcoin está habituado a extremos. No ano em que a criptomoeda virou notícia, em 2013, ela se valorizou 5.429% para facilmente superar todas as outras moedas em termos de retorno. Entretanto, o ano seguinte seria duro, e a criptomoeda passou por uma desvalorização de 56% do seu valor, obtendo o pior desempenho entre moedas em 2014.

A moeda com segunda melhor performance em relação ao dólar foi o shekel israelense. Ela se valorizou 0,3% no ano, e o yen japonês (0%) e o franco suíço (0%) ficaram logo atrás, encerrando o ano da mesma forma que começaram.

Já a moeda de pior desempenho foram as de países impactados pela queda do preço das commodities ou por questões geopolíticas.

O hryvnia ucraniano perdeu 33,8% do seu valor devido às tensões na Crimeia. O real (-30,5%), o dólar canadense (-15,9%), o rublo russo (-20,8%), e o rand sul-africano (-26,7%), todos se desvalorizaram significativamente com a queda das commodities. O ouro terminou o ano com queda de 10%, e a prata 11%.

a melhor performance 2

Originalmente publicado em money.visualcapitalist.com

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s